Verão – Como preservar o ar condicionado do seu carro

Como utilizar o ar condionado do carro corretamente

O equipamento deve ser ligado, pelo menos uma vez por semana, este procedimento evita o ressecamento das peças.

Verifique a pressão do gás refrigerante a cada 20 mil quilômetros. 

A ventilação ideal é a média, que conserva uma refrigeração mais eficiente. 

Deve-se fazer uma revisão anual para verificar o estado do filtro, que não pode estar obstruído por sujeiras. As informações sobre vida útil do filtro variam de acordo com o modelo e são fornecidas pelo fabricante.

Além do filtro, deve-se verificar também o estado das mangueiras que não podem apresentar vazamentos.

Como prevenção é bom ligar o sistema mesmo no inverno, assim, força-se a lubrificação da tubulação, diminuindo as chances de um rompimento nas mangueiras. Acione-o por pelo menos trinta minutos no período a cada trinta dias. O sistema pode ficar com o funcionamento comprometido com a falta de utilização.

Na hora de ligar o ar condicionado:

Antes de mais nada, abra portas e janelas do carro e ao ligar o carro saia com os vidros abertos ainda, para o calor sair ao máximo. Logo depois, você já pode ligar o ar-condicionado, direcionando-o para cima para resfriar uma área maior. Deixe o ar fresco de fora entrar por um tempo (por uns dois dedos de janela aberta) e então quando perceber uma melhora na tempatura feche os vidros completamente.

A função de recirculação do ar-condicionado serve para impedir que o ar de fora entre dentro do carro e em muitos casos deve ser utilizado, como por exemplo, para evitar a entrada de fumaça, de mau cheiro. Geralmente, quando estamos dirigindo na cidade a função é ativada a todo momento, pelas condições do ar externo, além de fazer com que a eficiência do aparelho seja maior, circulando apenas o ar interno. Porém, a recirculação reduz a umidade do ar e impede sua renovação, e deve ser evitada em percursos longos, com muitos passageiros ou em dias chuvosos. O uso prolongado pode viciar o ar e causar mal-estar nos passageiros.

O condensador colocado à frente do radiador do seu carro deve ser mantido o mais limpo possível, livre de insetos e outros detritos, a fim de permitir plena capacidade ao sistema.

Sempre que possível mande examinar a tensão da correia do compressor e não se preocupe com a água que normalmente escorre através dos tubos laterais do seu evaporador, para debaixo do carro. Trata-se da desumidificação do ar interno, que seu aparelho removeu para o exterior.

 

Sobre soveiculos

Com mais de 1.500m² de espaço, o nosso showroom é uma boa amostra do que de melhor faz a indústria automobilística mundial, num festival de marcas consagradas e exclusivas. O estoque no local gira entre 120 e 150 carros. Certamente você encontrará o modelo dos seus sonhos. Ou vários deles...
Esse post foi publicado em Dicas. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s