Como se prevenir contra combustível adulterado

Para começar, você sabe, tecnicamente, o que caracteriza uma adulteração? Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), “é a mistura de qualquer substância diferente ou acima das especificações permitidas, originando um produto de qualidade inferior”.

Os produtos utilizados, nessa prática, podem ser dos mais variados, tais como – água, álcool, inclusive solventes, como o tolueno e benzeno.

Parte desses produtos podem fazer composição do combustível adulterado; mas, em demasia, constitui adulteração prejudicial ao combustível adquirido pelo consumidor; além de estragar seu veículo.

Mais baratos

A inclusão desses elementos adulteradores faz com que o custo do combustível seja inferior para o revendedor e, também, para o consumidor, que ignora a inclusão desses elementos adulteradores do verdadeiro e bom combustível.

Daí, os problemas advindos com suas máquinas ou veículos, bem como os dissabores, que surgem, durante a trajetória das viagens.

Os consumidores devem seguir algumas dicas básicas para não serem vítimas dos combustíveis adulterados.

Primeiramente, deve-se desconfiar dos preços praticados, muito abaixo da média de mercado. Outra maneira de prevenção é abastecer, sempre, no mesmo posto.

Caso contrário, quando suspeitar de algum Posto de combustível, o motorista deve exigir o “teste da proveta”, que indicará o índice de qualidade do produto, oferecido. Vale destacar que, o frentista é obrigado a executar tal teste. 

Como acionar a Justiça

Se o consumidor flagrar irregularidades, no teste de proveta, deve, imediatamente, chamar a Polícia Militar, que se deslocará, até o local, para lavrar a ocorrência, mediante B.O. 

O consumidor que se sentir lesado deverá ingressar na Justiça para reaver todo o prejuízo, por meio de uma Ação de Indenização por danos materiais, sofridos.

Na prática, é muito chato tomar tais providências. Ninguém dispõe de tempo para isso e o atendimento pode levar horas. Como é muito difícil resolver o problema  de imediato o melhor é denunciar o evento no endereço da Agência Nacional de Petróleo – http://www.anp.gov.br/.

Fonte: Tribuna da Bahia

Sobre soveiculos

Com mais de 1.500m² de espaço, o nosso showroom é uma boa amostra do que de melhor faz a indústria automobilística mundial, num festival de marcas consagradas e exclusivas. O estoque no local gira entre 120 e 150 carros. Certamente você encontrará o modelo dos seus sonhos. Ou vários deles...
Esse post foi publicado em Dicas. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s