Escapamentos – Controle de potência e desempenho

Quando se fala em aumentar a potência de um veículo, logo se imagina um motor turbinado. Mas, nem sempre é assim, é possível aumentar de 3 a 5 cavalos e  rotação útil do motor em até 500 giros apenas com a substituição de um sistema do automóvel: o escapamento.

O escapamento não serve apenas para diminuir o barulho do motor ou afastar os gases. O sistema do escapamento é bem mais complex, e está diretamente ligado ao rendimento do motor.

Assim, um bom escapamento pode aumentar a potência, assim como um inadequado pode diminuir, além de elevar o consumo.

Durante o ciclo de exaustão do motor, as válvulas de escapamento se abrem e os gases provenientes da queima  da mistura ar/combustível são expulsos  das câmaras de combustão em velocidade elevada.
Como a queima da mistura não ocorre ao mesmo tempo em todos os cilindros, os gases, consequentemente, são descaregados de forma rápida  e ritmada no sistema de escapamento, formando ondas sonoras e emitindo elevado nível de ruído. Uma das funções do sistema é justamente reduzir  esse ruído até os limites impostos pela legislação em vigor em cada país, que determina o número máximo  de decibéis que um carro pode produzir.

Ao mesmo tempo, a pasagem dos gases pelo escapamento não deve ser totalmente livre ou, por outro lado, encontrar muita resistência à passagem dos gases chamda de contrapressão. O coletor deve se ajustar perfeitamente ao motor a fim de obter a maxima potência e o melhor desempenho. Uma contrapressão excessiva faz com que boa quatidade dos gases  acabe não saindo dos cilindros. Isso aumenta a tempratura do motor, podendo engripar  válvuas, ou, no mínimo, reduzir o desempenho  e aumentar o consumo.

O escapamento ideal  considera 3 fatores: emissão de ruídos normal, boa contrapressão e potência com resultados satisfatórios. Para cumprir bem essas funções, o sistema de escapamento é formado de vários components específicos como coletor, tubos, catalisador, silencioso, abafaor, etc…

O catalisador é um filtro que converte gases tóxicos  como o monoxido de carbon em
gases não nocivos como o nitrogênio. Para realizar seu trabalho, o catalisador e a sonda  lambda necessitam de temperatura  em torno de 300 graus.

Depois que os gases queimados saem do coletor e passam pelo  catalisador eles são conduzidos, através dos tubos, até um outro component: o silencioso. O nome descreve a função: diminuir o nível de ruido do motor. Ou seja, ele reduz a energia das explosões do motor, transformando esse barulho em um som aceitável.
O barulho das descargas dos gases queimados tem frequências diferentes: baixas, medias e altas. Elas variam de acordo com o número de cilindros e da rotação da operação do motor.

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