Rolamentos

Os rolamentos são peças de extrema utilidade e alto grau de concepção técnica. São encntrados em todos os carros convencionais e até em bólidos de formula 1 e naves espaciais. Os rolamentos são muito importantes em um automóvel. Parae ter ideia, ele está presente na seguintes partes do automóvel: rodas, coluna de direção, articulação superior da suspensão, caixa de direção, caix de mudança, diferencial alternador, bomba d’agua, motor elétrico do ventilador do radiador, etc… Os principais tipos de rolamentos usados nos automóveis e suas aplicações são:

Esfera simples: alternador, bomba d’agua e diferencial.

Esfera dupla: rodas, rolos cilindricos Rolos cilindricos: câmbios

Rolos cônicos: rodas Agulhas: câmbio e pino de pistão.

Os motores antigos de dois tempos costumavam utilzar rolamentos de esferas e de agulhas em lugar dos habituais mancais lisos, já que não tinham lubrificação forçada e dependiam exclusivamente da nuvem de oleo para terem suas partes movies lubrificadas. Por isso o oleo tinha que er colocado junto com a gasoline no tanque para lubrificar esses rolamentos. Os rolamentos são peças de altissima precisão, fabricadas em aços especiais, que requerem o maior cuidado na armazenagem, manuseio, montage e manutenção.

O tipo blindado possui lubrificação permanente, suficiente para toda a sua vida útil, sendo insenível o agentes externos como água e areia. Por isso seu emprego é cada vez mais difundido nos cubos de rodas. Manutenção Periódicamente o rolamentos dvem ser removidos para limpeza e lubrificação (em alguns casos regulagem de folga) observando-se com tudo as recomendações dos fabricantes . Para a remoção deve seguir a técnica indicada, pois se o extreme cuidado nãofor tomado, o rolamento poderá danificar-se. É smpre necessário usar sacadores específicos Segundo o tipo de rolamento.

Os rolamentos de rodas blindadas, uma vez removidos, não podem ser reutilizados; na sua remoção é essencial que a blindagem seja destruía, para tornar possível a introdu’~ao das pernas do sacador. A limpeza só deve ser efetuada com solventes de qualidade. A secagem deve ser preferencialmente ao ar livre, co o rolamento em repouso sobre uma superfície limpa. Ar comprimido também pode ser utilizado, desde que o compressor não contenha água no reservatório, para não sair gotículas de água. Pode-se usar também gasoline limpa na falta de um produto melhor para limpeza.

Normalmente, lubrificam-se rolamentos com graxa de boa qualidade e a base de lítio, ou, melhor ainda, a base de bissulfeto de molibdênio, que reduzem o atrito, sendo por isso utilizadas por preparadores de carros de corrida. A graxa utilizada em homocinéticas não deve ser utilizadas em rolamentos , ois ela derrete com o calor gerado pel rolamento. Uma vez lubrificado, monta-se o rolamento no lugar, observand a técnica recomendada pelo fabricante.

Sobre soveiculos

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