Ergonomia

Comandos bem posiionados, bancos confortáveis, volante na inclinação e altura correta. Dirija centenas de quilômetros sem cansar.

A palavra ergonomia vem de erg (trabalho em grego) e nomos (estudo, em grego também).

Assim, em resumo, ergonomia significa o estudo “do trabalho” exercido para dirigir um automóvel.

Os projetistas começaram a se preocupar com a ergonomia nos automóveis no final dos anos 50, principalmente na Europa. Em todos esses anos, a ergonomia vem se desenvolvendo, abrangendo tdo tipo de máquina, veículo e até aparelhos eletrodomésticos. Um carro atual tem todos os controles posicionados de forma que, os mais importantes possam ser acionados sem tirar a mão do volante. Os commandos secundários ficam bem mais localizados, visíveis e muitas vezes iluminados, enquanto o volante é mais anatômico e permite regulagem de altura e distância, em alguns modelos. Por fim, a alavanca de câmbio, é alcançada por meio de movimento natural do braço.

Assim, todos os commandos ficam à disposição do motorista, permitindo movimentos suaves, sem que seja preciso desviar a atenção do trânsito. Problemas Quanto mais antigo o modelo do veículo, mais problemas ergonômicos se percebe.

Antigamente parausar o freio de mão (de estacionamento), era preciso um movimento bem acentuado do corpo para frente. Outro contro controle que não era muito desenvolvido era o afogador. Antigamente era necessário deslocar o corpo para alcançá-lo, apesar de ser usadoapenas uma vez ao dia, ao se dar a primeira partida. Mas, o sistema de injeção eletrônica acabou com esse problema. Ergônomos Psicólogos, fisiólogos e engenheiros trabaham na ergonomia. Os fisiólogos trabalham com os aspectos relacionados com a atividade muscular para executar os vários trabalhos.

Os fisiólogos também cuidam dos efeitos que ruídos e vibrações dos automóveis exercem sobre o corpo humano. Os efeitos dessas vibraçoes sobre o corpo humano sobre durante uma viagem longa, incluem aceleração da fadiga, dormência nos membros e até perda da noção de equilibrio. Muitos modelos trazem instrumentos com iluminação vermelha ou vermelho alaranjada por serem cores que cansam menos os olhos, para dirigir durante a noite e evitar cansaço. Esse é o mesmo padrão de iluminação nos instrumentos de aviões.

Os psicólogos se encarregam de efeitos como a monotonia ao dirigir e a repetitividade, pois ambos causam a adiga mental. Viajar por estradas totalmente planas e retas, pode acarretar sonolência, devido ao aspect monótono de se dirigir sobre essas condições. Os enegenheiros se empenham em colocar em prática as técnicas que garantem o bom desempenho do motorist, tornando-o menos sujeito a cansaço e erros. É pela boa ergonomia que os automóveis também conseguem ser mais seguros. Além de projetos de sistema de suspensão e direção mais modernos e orientados para auxiliar e poupar o motorista.

Sobre soveiculos

Com mais de 1.500m² de espaço, o nosso showroom é uma boa amostra do que de melhor faz a indústria automobilística mundial, num festival de marcas consagradas e exclusivas. O estoque no local gira entre 120 e 150 carros. Certamente você encontrará o modelo dos seus sonhos. Ou vários deles...
Esse post foi publicado em Como funciona. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s