Confira um passo-a-passo de como trocar o pneu de seu carro

Todo mundo passa por esse tipo de situação. Se está dirigindo e, do nada, começa a sentir o carro querendo sair de um lado para o outro. Depois, vem o característico som, e quando se para o carro percebe-se que o pneu está “no chão”, ou seja… furado.

Então chega a temida hora de trocar o pneu. Para que o leitor não entre em apuros, aqui estão uma série de instruções a serem seguidas nestas situações. Tudo para que a troca aconteça da forma mais eficiente, rápida e, acima de tudo, segura possível.

A primeira atitude ao se perceber um pneu furado é parar o carro em um local seguro fora da estrada. É importante que se faça isso de uma forma com que os outros motoristas percebam e entendam o que está acontecendo, a fim de evitar acidentes. Deixe a seta ligada o tempo todo.

Após ter parado o carro, verifique qual foi a roda atingida. Depois coloque o  triângulo a pelo menos 20 metros do veículo. Caso o carro esteja sem este sinalizador, vale colocar alguns pedaços de galhos, arbustos ou algo que chame a atenção dos outros motoristas para a situação.

De volta ao carro, ligue o pisca alerta e deixe o carro engatado, para evitar que haja uma eventual falha nos freios que possa provocar um acidente. Se possível, calce as rodas com pedras.

Agora mãos a obra

A primeira coisa a se fazer é garantir que se tenha todos os equipamentos necessários: macaco, chave de roda e estepe. Usando a chave de roda, afrouxe ligeiramente as porcas do pneu furado girando para a esquerda.

Em seguida, coloque o macaco ao lado do aro da roda. Carros novos costumam ter um local específico para sua utilização. Antes de levantar o carro, verifique se todas as etapas anteriores foram feitas corretamente. É importante também observar se o local é plano, para não correr o risco de derrubar o carro. Levante o carro na altura suficiente para colocar e retirar os pneus, mas sem exagero.

Agora termine de retirar as porcas frouxas e separe-as. Remova o pneu completamente e, caso ele seja reaproveitável, guarde-o no porta-malas ou no espaço destinado ao estepe. Pegue o pneu reserva, suspenda-o e encaixe no lugar do furado. Verifique se a roda está realmente encaixada e se está perpendicular ao chão.

Agora para apertar as porcas siga um padrão de cruz, a fim de evitar que o aro se deforme. Em outras palavras aperte a porca de cima, na sequência a de baixo e depois as outras duas. Veja a imagem abaixo e entenda melhor o processo. Carro no chão, termine de apertar as porcas e não esqueça de guardar todos os equipamentos utilizados. Inclusive o triângulo.

Atenção

Alguns estepes são feitos para rodar em velocidades até 80 km/h e não mais que 200 km. Verifique se o pneu utilizado tem alguma especificação e fique atento para uma oficina mecânica especializada no assunto.

Sobre soveiculos

Com mais de 1.500m² de espaço, o nosso showroom é uma boa amostra do que de melhor faz a indústria automobilística mundial, num festival de marcas consagradas e exclusivas. O estoque no local gira entre 120 e 150 carros. Certamente você encontrará o modelo dos seus sonhos. Ou vários deles...
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