Seu carro aqueceu e agora?

Nos dias de verão onde as temperaturas podem ser mais elevadas em muitas partes do mundo, deve-se dar especial atenção ao carro, a fim de evitar o superaquecimento e os danos consequentes que podem ocorrer.

O motor de um carro pode superaquecer a qualquer momento,  principalmente nos dias quentes ou num trânsito congestionado, é claro. Deve-se sempre prestar atenção se o medidor de temperatura se aproxima da zona vermelha, ou se a luz preventiva de “temperatura” está acesa, ou, em um caso pior, se há fumaça saindo do capô.

Muitos fatores podem causar um superaquecimento do motor, tais como: perda de líquido de arrefecimento – devido a vazamento na mangueira ou no radiador -, problemas na correia da ventoinha, na bomba de água, no termostato ou um problema elétrico.

Nos veículos que têm medidor de temperatura, o motorista deve ficar atento se a “agulha” do medidor está indicando a temperatura normal. Se estiver indicando temperatura alta este é o primeiro indicador de que algo está errado.

Cheque regularmente as mangueiras e correias, a substituição dessas peças ou qualquer outra como o termostato, sempre será mais barata do que pagar o conserto do dano que pode ser causado em um caso de superaquecimento.

Cinco procedimentos caso o veículo comece a superaquecer:

1- Ligue ar quente do carro na potência máxima. Isto irá ajudar a drenar algum calor do motor enquanto você encontra um lugar seguro para estacionar. Esse truque pode ser usado quando o indicador acusa temperatura acima do normal, mas não quando já está na zona vermelha – nível máximo de aquecimento.

2- Estacione o seu carro em um local seguro e desligue o motor.

3- Levante o capô, isso vai ajudar o motor esfriar um pouco mais rápido. Mas não faça isso caso haja fumaça saindo e não remova a tampa do radiador, que com certeza estará muito quente. A fumaça quente e o anticongelante podem sair com muita pressão do radiador e queimar o motorista. Nunca adicione água fria em um motor superaquecido, a mudança brusca de temperatura pode danificá-lo severamente.

4- Deixe o motor esfriar. Geralmente o tempo necessário para isso é de meia hora, mas pode variar. Caso queira chamar um serviço de reboque, este é o momento para fazê-lo, já que provavelmente será necessário.

5- Cheque tanque arrefecimento, é um tanque plástico translúcido localizado sob o capô perto do radiador. Se estiver vazio, pode ter havido um vazamento. Os motores atuais são projetados para usar uma mistura  de anticongelante e de água. Cabe ao motorista colocar água no compartimento de refrigeração e dirigir-se até uma loja especializada.  Por outro lado, se houver suficiente de líquido de arrefecimento no tanque, o superaquecimento pode ter sido causado por um problema elétrico ou mecânico, é melhor esperar um mecânico ou robocar o carro.

Fonte: Motordeam

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