AFRICA DO SUL SOBRE RODAS

Os torcedores que puderam acompanhar ao vivo a última Copa do Mundo, realizada na Alemanha em 2006, e que terão a oportunidade de assistir aos jogos na África do Sul, neste mês, vão compartilhar não só da energia contagiante que cerca os anfitriões da maior competição esportiva do mundo como também poderão enumerar diversos contrastes que cercam as duas nações.

Se numa ponta, estes torcedores ficaram impressionados com as autobahns, rodovias alemãs onde não há limite para que carros como Porsche e BMW circulem pelas pistas, é comum encontrar pelas ruas sulafricanas carros como a primeira geração do Volkswagen Golf, que deixou de ser fabricada por lá no fim do ano passado. Apesar do atraso, no entanto, a África do Sul também promove salões de automóveis. Neste ano, acontecerá a 11ª edição da feira, em outubro, em Johannesburgo.

Em comum, no entanto, os dois países viram o cenário da indústria automotiva mudar drasticamente em função da crise econômica mundial, desde o final de 2008. Apesar de a Alemanha figurar entre os cinco maiores mercados do mundo, com uma produção de mais de 5 milhões de unidades no ano passado, o país também registrou números negativos no setor, como a África do Sul, em 2009.

De acordo com a Naamsa (associação dos fabricantes nacionais da África do Sul), 2009 foi o pior ano neste setor desde 2003, com um decréscimo de 32,5% em comparação a 2008. Foram produzidos 224 mil carros, 156 mil veículos comerciais, totalizando 380 mil unidades. Nos últimos meses, diversas concessionárias, assim como empresas de pós-venda fecharam suas portas, resultando em um expressivo número de demissões na indústria automotiva.

No país onde a palavra mais pronunciada será gol pelo próximo mês, não é da Volkswagen o título de carro mais vendido. Em maio, a Toyota garantiu a liderança em vendas, seguida pela Volkswagen e pela GM. Marcas sulcoreanas, como a Kia e a Hyundai também possuem participação no mercado sulafricano. No que diz respeito às exportações, o Japão é o principal receptor de carros fabricados na África, seguido da Austrália.

FONTE: iCarros

Sobre soveiculos

Com mais de 1.500m² de espaço, o nosso showroom é uma boa amostra do que de melhor faz a indústria automobilística mundial, num festival de marcas consagradas e exclusivas. O estoque no local gira entre 120 e 150 carros. Certamente você encontrará o modelo dos seus sonhos. Ou vários deles...
Esse post foi publicado em Internacional. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s